segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Poluição do ar


Poluição do Ar



Causas
Com a Revolução Industrial, aumentou muito a poluição do ar. A queima do carvão mineral despejava na atmosfera das cidades industriais européias, toneladas de poluentes. A partir deste momento, o ser humano teve que conviver com o ar poluído e com todas os prejuízos advindos deste "progresso". Actualmente, quase todas as grandes cidades do mundo sofrem os efeitos daninhos da poluição do ar. Cidades como São Paulo (Brasil), Tóquio (Japão), Nova Iorque (Estados Unidos da América) e Cidade do México (México) estão na lista das mais poluídas do mundo.
Consequências
Esta poluição tem gerado diversos problemas nos grandes centros urbanos. A saúde do ser humano, por exemplo, é a mais afetada com a poluição. Doenças respiratórias como a bronquite, rinite alérgica, alergias e asma levam milhares de pessoas aos hospitais todos os anos. A poluição também tem prejudicado os ecossistemas e o patrimônio histórico e cultural em geral. Fruto desta poluição, a chuva ácida mata plantas, animais e vai corroendo, com o tempo, monumentos históricos.
Soluções
Apesar das notícias negativas, o homem tem procurado soluções para estes problemas. A tecnologia tem avançado no sentido de gerar máquinas e combustíveis menos poluentes ou que não gerem poluição. Muitos automóveis já estão utilizando gás natural como combustível. No Brasil, por exemplo, temos milhões de carros movidos a álcool, combustível não fóssil, que poluí pouco. Testes com hidrogênio tem mostrado que num futuro bem próximo, os carros poderão andar com um tipo de combustível que lança, na atmosfera, apenas vapor de água.

3 comentários:

  1. Deveriam ter feito uma introdução!!!
    Tem um texto muito comprido, assim não chama a nossa atenção.Para nos incentivar a ler o texto devia estar mais resumido ao assencial.

    ResponderEliminar
  2. Penso que o vosso trabalho está bom, mas penso que deveria estar mais resumido.

    ResponderEliminar
  3. Está bom.
    Mas deveria estar mais resumido.

    ResponderEliminar